quarta-feira, dezembro 29, 2010

Crónicas da Serra 2

Hoje é o dia de levar as amostras do vinho ao Centro de Estudo Vitivinícolas de Nelas, o antigo feudo do Engº Vilhena, "Pai" da moderna viticultura do Dão.

Veremos se neste ano de 2010 teremos tanta sorte com as massas vínicas como no ano passado.

O "adegueiro, viticultor e enólogo " residente pensa que sim, que foi bom ano, com sol e chuva a tempo... Mas a verdade é que já não dorme lá muito bem há uns 2 dias.

Aqui na Beira Alta, no domínio dos micro-vinhateiros, aqueles que fazem umas pipas para seu consumo próprio e das famílias, entregando o resto das uvas às Adegas Cooperativas, ainda há muito pouca tecnologia no modo de fazer vinho. As tradições que passam de Pai para Filho nem sempre são as melhores e , de vez em quando, o resultado final não merece o trabalho que deu...Eles, os "velhos" , costumam dizer:

 - "se o tempo foi de feição o vinho faz-se sózinho, se S. Pedro não o quis , nem o melhor engenheiro do mundo salva a vinha"

Mas aqui é que está o erro. É nas alturas em que o tempo não ajudou que mais trabalho especializado tem de ser feito na vinha e na adega. Agora, convencer disto pessoas que levam mais de 30 e 40 vindimas em cima dos ossos não é fácil...

Na nossa casa, e desde o tempo de meu Sogro, sempre vingou a ideia de que se o vinho saíu bem,  louve-se a divindade e o adegueiro. Se saíu menos bem, a culpa foi das intempéries..."

Mas faz pena ver uma casa que chegou a vindimar 12 toneladas de uva própria, das castas recomendadas do Dão (quase 7500 litros de tinto e branco), estar agora a fazer um "vinho de garagem" , um ou dois pipos .
A gestão deficiente e a má economia de algumas das Adegas das Cooperativas , aqui no Dão, em nada ajuda a desenvolver o pequeno agricultor. Depois de 3 anos ou mais à espera de receberem o dinheiro das uvas o que hão-de fazer? Quando para venderem para fora  têm de ter um conjunto de obrigações burocráticas , a começar no rótulo e a acabar na contabilidade organizada? Queimar o vinho para aguardente também não é opção...

Mas vamos lá para Nelas, e logo darei conta do que se passou....

 Acho que ainda se devem lembrar do "viticultor do Estoril" , o gajo do vinho de areia, da Praia do Tamariz...Salvo seja... (Por acaso havia uma marca de verde Quinta do Tamariz...)

Nenhum comentário: