segunda-feira, dezembro 13, 2010

Danos Colaterais da Quadra: Os "enfartamentos"

Já não bastava o Natal trazer consigo  aqueles problemas todos existenciais:

"O Natal com quem? E o Fim de Ano? Onde ir passar a noite e o dia, e com quem, e o que se deve fazer para comer ? E contar bem  as prendas que me posso ter esquecido de alguém e olha que por azar esqueci-me mesmo  da prenda da Tia que a Mãe convidou para a ceia e etc, etc...".

Para além destes estados de alma que desarrumam o mais bem alinhado dos cérebros, outro problema da Quadra são a catadupa de Almoços e Jantares com os Amigos e Família, mais proxima ou  mais afastada.

E não me refiro apenas ao inevitável alargar do cinto a que não me consigo escapar nestas alturas, por muito que me queira controlar, mas sobretudo às noites mal passadas com o estômago a dar voltas e com a azia a vir ao de cima ...

Numa semana e meia conto nada menos do que 7  convívios destes, alguns ao fim de semana, onde o "repasto" nunca dura menos de 4 horinhas... Outros durante a noite dos dias de trabalho, onde temos sorte se conseguirmos chegar a casa antes da 1 da manhã....

É verdade que o vosso Blogger tem em seu poder a maneira infalível de resolver o assunto: fechar a boca, dar descanso à cremalheira, defender-se dos refogados e assados, fugir dos digestivos.

Estas boas intenções duram algum tempo, normalmente até nos sentarmos à mesa ... Depois começa o olfacto a deixar-se embalar, a vista não desdenha e cobiça... mal dou por mim e já o índice de salivação subiu acima do DEFCON 2... . A mão,  já acaricia o garfinho que pica a fatia de Pata Negra... Está o desastre consumado. Estou perdido

Ainda por cima nestes convívios os Amigos primam por trazer o melhor que lá têm em casa (normalmente para beber..) o que também não ajuda nada a manter as premissas franciscanas que enquadraram os meus propósitos originais.

Ainda ontem no "Beira Mar" foi uma desgraça... A convite de um pescador e armador local (dos muito poucos , por acaso são 2, que ainda pescam com aparelho de anzol em Cascais) compareceram à convocatória 2 Robalos de bom tamanho  amanhados ainda vivos, um à moda do Beira Mar e outro assado no forno, e mais um Sargo assado no Forno, apanhado durante a noite anterior no Cabo da Roca. E, já me esquecia, para entrada a famosa receita do Minho,  de Bacalhau à Zé do Gato, preparada pelo Paulinho e que deixou muito boa impressão em todos os convivas... Olhem lá para a travessa e digam se não parece uma Pescada no Forno? Mas não é! É Bacalhau demolhado inteiro, a quem se tira a espinha e depois se enrola com migas do próprio bacalhau, gambas e ameijoas, pedacinhos de presunto. Só azeite por cima, atado com um cordel tipo fio norte e. ..forno.

Tenham em atenção a extravagância: mais que 6 kg de peixe , uma travessa de Bacalhau no Forno, fora o queijo da serra, o Pata Negra, os docinhos só para preencher os cantinhos... E para beber? Imaginem que  Mestre David trouxe: Pera Manca Tinto, Tiara Branco em Magnum, Vinha Pan, Borba Reserva Tinto e ainda mais outro Douro de que não me lembro agora... Lá da casa havia o Quinta da Sequeira Reserva de 2004 (soberbo) e aqui o Blogger (como era um almocito de peixe, levezinho) arrematou ainda com 4 garrafas de Quinta dos Carvalhais Colheita seleccionada , branco de 2005... E mais um Porto Vintage Castelinho de 1991... E mais uns digestivos a falar escocês com sotaque "maltês" ...

É estranho que um gajo se afiambre a estas viandas e depois se sinta com o estômago um bocadinho pesado?

Não, não é nada estranho. Antes fosse, porque era sinal que só acontecia muito de quando em vez....

À saída eu só pensava em como era  mister - e não estou a brincar - reforçar a contribuição lá para o Padre da Paróquia no próximo Domingo, para  ajudar quem precisa mais e para lavar em parte a alma destes exageros . E é o que faço sempre. Hipocrisia que baste, bem sei, mas como da gula não me livro, ao menos haja quem beneficie alguma coisa dos meus desmandos.

Live Long and Prosper! Como dizia o orelhudo...E eu parafraseio: Live Long and Prosper Amigo Tó Simão, Amigo David, Amigo Paulo, Amiga Lurdes! E eu que esteja cá (com o senhorio)  não apenas para ver - que isso dá pouco gozo - mas sobretudo para os ouvir, beber e comer convosco!

Nenhum comentário: