quarta-feira, setembro 21, 2016

Mudar de vida. Chegou a Hora?



Tenho que fazer nos dois próximos dias e vai ser difícil passar por aqui. E como alguns amigos se queixaram da falta da poesia, aqui lhes mando hoje um poema da minha mestra Sophia.

Fala da esperança e da vontade de recomeçar. Quantos de nós não gostariam de fazer à vida ( a alguns momentos da vida) o que se fazia na escola aos quadros negros? Apagar e escrever de novo?

O síndrome de "Burnout" (esgotamento profissional) está muitas vezes associado à vontade de fazer alterações radicais na forma de vida, sobretudo em actividades demasiado exigentes que não nos deixam tempo para mais nada.

Raramente se concretizam essas "vontades" de mudança, com medo de perder o conforto da posição alcançada. E será pena.

Porque as segundas oportunidades, os percursos alternativos (recordo o excelente filme "Sliding doors") e o arrepiar caminhos, nem sempre  implicam mudar de cidade, de empresa, de país...
Dentro de nós é que a mudança se faz. Haja vontade.

Hora

Sinto que hoje novamente embarco
Para as grandes aventuras,
Passam no ar palavras obscuras
E o meu desejo canta , por isso marco
Nos meus sentidos a imagem desta hora.

Sonoro e profundo
Aquele mundo
Que eu sonhara e perdera
Espera o peso dos meus gestos.
E dormem mil gestos nos meus dedos.

Desligadas dos círculos funestos
Das mentiras alheias, Finalmente solitárias,
As minhas mãos estão cheias
De expectativa e de segredos
Como os negros arvoredos
Que baloiçam na noite murmurando.

Ao longe por mim oiço chamando
A voz das coisas que eu sei amar.
E de novo caminho para o mar.

Sophia de Mello-Breyner


Nenhum comentário: