terça-feira, outubro 18, 2016

A Importância das pessoas



Tive o privilégio de ser convidado para Confrade de Honra ( embora a honra fosse minha) da Confraria dos Doces Conventuais de Tentúgal.

Até aqui tudo bem. O que não esperava foi a forma como esta Confraria aproveitou a notoriedade do famoso "pastel de Tentúgal" para fazer uma obra de altíssimo mérito relacionada com a recuperação e divulgação do rico património histórico e arquitéctónico da sua vila.

Para quem pensava - e aqui dou a mão à palmatória eu mesmo - que esta vida das confrarias gastronómicas era sobretudo feita de almoços, comes e bebes e discussões de sacristia, acho que levámos todos um "banho" de história, de civilização e de bem-fazer naquele sábado passado.

Visitámos demoradamente e extasiámo-nos com as igrejas magníficas e os seus altares em pedra de Ançã pintada, com o Convento das Madres do Carmo de Tentúgal (origem da afamada doçaria que se evoca com o nome da vila), com a milenar e  recém recuperada ( pela Confraria) Torre do Relógio,  e com a  Capela onde se suspeita que repousa o maior matemático português de todos os tempos, Pedro Nunes,  de quem evocámos filatelicamente há dias os 450 anos da sua obra fundamental "Petri Nonni Salaciensis Opera" .

Tivemos ainda direito a uma reinterpretação dramática dos acontecimentos de 1807 (Invasões Francesas) e da forma como afectou o convento e a vila. Tudo isto em récita dita "de amadores" mas que espelhava bem o amor que todos sentiam pela sua terra e sobretudo o cuidado em ir às fontes e investigar o passado, para iluminar o caminho do presente.

É devido um sentido "muito obrigado" às pessoas da Confraria e da amável Tentúgal, e um enorme abraço de gratidão à "alma mater" disto tudo, a Drº Olga Cavaleiro.

São as pessoas que normalmente fazem a diferença. E que diferença amigos...

"A diferença entre as pessoas que têm iniciativa e as que não têm é a diferença entre o dia e a noite"
Stephen Covey

E é bem verdade!

Nenhum comentário: