quarta-feira, novembro 09, 2016

A Vitória do Muro



Depois de andanças várias espalhando o evangelho filatélico por essas terras e falando às criancinhas, regresso a casa para ser surpreendido com a vitória de Donald Trump nas eleições Norte-Americanas , onde - aliás -  o partido republicano faz a tripla: Presidência, Senado e Câmara dos Representantes.

Uma hecatombe não prevista e que os analistas vão levar algum tempo a explicar. Mais uma vez as sondagens falharam. E logo no país que inventou a ciência da demografia política.

O peso mexicano não pára de descer face ao dólar. Será o "muro" já a espreitar no horizonte dos estados fronteiriços? Sendo o mundo aquilo que é parece-me que mesmo para construir o tal "muro" hão-de os "senhores de engenho" recorrer aos escurinhos do sul, porque na maioria dos casos vergar a espinha será abaixo da condição superior inerente à pele mais clara.

Temos assim um Presidente apoiado por todos os radicais da supremacia branca que existem na América do Norte, incluindo (pasme-se) o Partido Nazi Americano. De tal forma que Marine Le Pen já o congratulou, imaginando nós que ao fazê-lo teria a boca salivando em expectativa ao que por aí virá nas eleições francesas.

As leituras que vão tentar branquear o acontecimento serão muitas e não discuto que muito sábias. Mas uma coisa é certa: ganhou o medo.

A política a seguir  - se tomarmos em conta os discursos de campanha - vai passar por cerrar as fronteiras, assegurar a presença cada vez maior das medidas securitárias, controlar quem chega e os que lá estão, e vigiar atentamente as comunidades "suspeitas".
Sem falar na subida das taxas de juro que foi abundantemente propagandeada e que trará inevitáveis amargos de boca à Europa.

Uma coisa me dá algum conforto: todos os políticos prometem aquilo que não podem cumprir...Uma coisa são as campanhas, outra será a prática da presidência. Reparem que  Obama nunca conseguiu encerrar Guantanamo durante 8 anos de presidência...

Pôrra! Porque é que eu falei agora nisto? Ainda dou ideias estranhas à trupe do Sr. Trump.

Notas finais: 

a) Pensando bem, e se eu fosse mexicano, a construção do muro nem é assim algo tão mau para o México...É que um muro impede os mexicanos de entrar, mas também impede os americanos de sair.

b) E o Vladimir Putin? Como se deve estar a rir sozinho... Já deve ter aberto a melhor garrafa de vodka que existir no Kremlin. Que grande farra!

Nenhum comentário: