quinta-feira, junho 22, 2017

Calamidade

 A desgraça assolou o grande Pinhal Interior Norte sob a forma de um violento incêndio que deflagrou perto de Pedrogão Grande,  no final da tarde de 17 de Junho.

Os números da fatalidade são chocantes. Estávamos habituados a que fossem medidos em  "ha" ardidos de floresta, o que por si só já era penoso, e não em vidas humanas perdidas.

Considero que estamos ainda muito próximos do evento para ter  capacidade de reflectir com racionalidade sobre as causas, a reacção, a coordenação,  o envolvimento dos meios e a eficácia do combate às chamas.

Ponho-me de fora destas matérias. Não as conheço. Não posso dar uma opinião séria.

Sobre o desenvolvimento do assunto todos pensamos alguma coisa com certeza. Nem que seja o óbvio: Não seria possível impedir a perda de vidas, sobretudo naquela estrada fatídica?

- "Porque não fecharam a estrada?"

Mas não se trata de futebol, nem aqui se pedem treinadores de bancada.  E, talvez mais importante do que tudo o resto, dar palpites depois de saber o resultado não configura grande perspicácia...

Penso que o País deve exigir uma análise serena e profunda sobre este caso, se possível feita a frio e com peritos que sejam independentes dos que estiveram envolvidos no teatro das operações.  E rápida. Não antevejo pior situação do que cairmos no marasmo de uma "Comissão" que leva dois anos a estudar e mais seis meses para escrever o relatório.

Exonerar ou culpar os intervenientes é importante para que os cidadãos compreendam a justiça e  recuperem a confiança.  Mesmo se a grande causa da propagação incendiária se deveu também a grave incúria dos proprietários na limpeza das suas matas.

No rescaldo deste gravíssimo incidente recordo aqui o agradecimento da Senhora Secretária de Estado da Segurança Social aos CTT-Correios de Portugal e aos nossos carteiros.

Quando foi necessário cumprir a tristíssima tarefa de confirmar se existiriam ainda mais pessoas mortas dentro das casas que foram pasto das chamas, foram os carteiros que guiaram as equipas de resgate e salvamento pelos caminhos ainda a arder daquelas freguesias. Apenas eles sabiam onde eram as casas e quem nelas morava.

Nenhum comentário: